“Insegurança” para acalmar a vida

Anos atrás escrevi sobre a talentosa Issa Rae, uma roteirista, atriz e produtora afro-americana que havia lançado uma webserie intitulada The Misadventures of a Akward Black Girl (assista AQUI). A série era inovadora por sua roupagem hip hop, um roteiro engraçado e malicioso que brincava com temáticas de cunho racial mostrando o desencontro entre negros e outras minorias para com brancos. De certa forma, o estilo da série incorporava a estética de séries como The Office: um humor irônico com piadas que mesclam o nonsense com lacunas culturais entre os personagens. O centro da narrativa é a vida de J (pronuncia-se “jei”), personagem interpretada por Rae: uma afro-americana no alto dos seus 25 anos trabalhando em uma empresa cercada de tipos estranhos e com uma vida afetiva sexual nula. The Misadventures… trouxe notoriedade para sua idealizadora e, ao mesmo tempo, a colocou no radar de grandes canais de TV.

Cinco anos depois da série e após vários projetos Rae estreou no canal HBO em outubro último com a série Insecure (Insegurança), uma espécie de releitura mais leve e glamourosa de The Misadventures… Rae interpreta o papel de Isa Dee, uma afro-americana de 28 anos que trabalha para uma organização não governamental (ONG) que lida com adolescentes oriundos de minorias. Detalhe: Dee é a única negra da instituição e tem que lidar com o desconhecimento e/ou ideias estereotipadas sobre cultura negra dos colegas de trabalho brancos. Ela mora com o namorado, Lawrence (Jay Ellis),  que está desempregado tem e enfrenta dificuldades em encontrar um novo trabalho. A melhor amiga de Dee é Molly Carter (Yvonne Orji), uma advogada que trabalha em um escritório no qual é a única negra ocupando um cargo efetivo após anos trabalhando como estagiária. Molly busca um relacionamento sério, mas não consegue encontrar um parceiro com um nível educacional e profissional similares ao dela disposto a entrar em um relacionamento sério.  Dee, por sua vez, vive um momento de instabilidade no relacionamento com Lawrence e, por conta disso, passa a flertar com um amigo da época de faculdade.

Insecure foi criada e produzida por Issa Rae em parceria com Larry Wilmore, um ator, produtor e diretor experiente que já produziu The Bernie Mac Show e Black-ish.  A série de fechou a primeira temporada com nove episódios e recebeu boas críticas. A HBO renovou o contrato de Rae para mais uma temporada e a série ainda concorre ao Globo de Ouro hoje à noite na categoria melhor atriz em série de comédia.  No Brasil a série não ganhou muita atenção. Minha suspeita é de que o que contribuiu para isso foi o horário que a mesma era exibida na HBO (madrugada de segunda-feira). Entretanto, a próxima temporada de Insecure promete. A possível conquista do Globo de Ouro por Rae também contribuiria para que o público brasileiro voltasse um pouco mais a atenção para esse show que deve agradar principalmente patrícios e patrícias em fins dos 20 e começo dos 30 anos.

Assista ao primeiro episódio da série clicando AQUI 

Muita paz, muito amor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s