Anos atrás escrevi sobre a talentosa Issa Rae, uma roteirista, atriz e produtora afro-americana que havia lançado uma webserie intitulada The Misadventures of a Akward Black Girl (assista AQUI). A série era inovadora por sua roupagem hip hop, um roteiro engraçado e malicioso que brincava com temáticas de cunho racial mostrando o desencontro entre negros e outras minorias para com brancos. De certa forma, o estilo da série incorporava a estética de séries como The Office: um humor irônico com piadas que mesclam o nonsense com lacunas culturais entre os personagens. O centro da narrativa é a vida de J (pronuncia-se “jei”), personagem interpretada por Rae: uma afro-americana no alto dos seus 25 anos trabalhando em uma empresa cercada de tipos estranhos e com uma vida afetiva sexual nula. The Misadventures… trouxe notoriedade para sua idealizadora e, ao mesmo tempo, a colocou no radar de grandes canais de TV.
Cinco anos depois da série e após vários projetos Rae estreou no canal HBO em outubro último com a série Insecure (Insegurança), uma espécie de releitura mais leve e glamourosa de The Misadventures… Rae interpreta o papel de Isa Dee, uma afro-americana de 28 anos que trabalha para uma organização não governamental (ONG) que lida com adolescentes oriundos de minorias. Detalhe: Dee é a única negra da instituição e tem que lidar com o desconhecimento e/ou ideias estereotipadas sobre cultura negra dos colegas de trabalho brancos. Ela mora com o namorado, Lawrence (Jay Ellis), que está desempregado tem e enfrenta dificuldades em encontrar um novo trabalho. A melhor amiga de Dee é Molly Carter (Yvonne Orji), uma advogada que trabalha em um escritório no qual é a única negra ocupando um cargo efetivo após anos trabalhando como estagiária. Molly busca um relacionamento sério, mas não consegue encontrar um parceiro com um nível educacional e profissional similares ao dela disposto a entrar em um relacionamento sério. Dee, por sua vez, vive um momento de instabilidade no relacionamento com Lawrence e, por conta disso, passa a flertar com um amigo da época de faculdade.
Insecure foi criada e produzida por Issa Rae em parceria com Larry Wilmore, um ator, produtor e diretor experiente que já produziu The Bernie Mac Show e Black-ish. A série de fechou a primeira temporada com nove episódios e recebeu boas críticas. A HBO renovou o contrato de Rae para mais uma temporada e a série ainda concorre ao Globo de Ouro hoje à noite na categoria melhor atriz em série de comédia. No Brasil a série não ganhou muita atenção. Minha suspeita é de que o que contribuiu para isso foi o horário que a mesma era exibida na HBO (madrugada de segunda-feira). Entretanto, a próxima temporada de Insecure promete. A possível conquista do Globo de Ouro por Rae também contribuiria para que o público brasileiro voltasse um pouco mais a atenção para esse show que deve agradar principalmente patrícios e patrícias em fins dos 20 e começo dos 30 anos.
Assista ao primeiro episódio da série clicando AQUI
Muita paz, muito amor!